quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Matuto Esperto

         Foi-se o tempo em que matuto era sinônimo de ignorante. Se bem que isso nunca lhe fez jus. Matuto é bicho esperto e anda desconfiado e desconversando, em tempo, a prosa que descamba pra política suja. Se lhe falta leitura, sobra sensibilidade e memória. Se anda arredio pro assunto, nem é desinteresse, não, é falta de paciência mesmo, pois acreditou até cansar de acreditar. Também não é porque vai deixar de valer seu direito de escolha "lá pelos dias 7 de outubro", não! O que ele não vai é repetir o voto de ontem, quando um certo 'caboclo' lhe bateu nas costas e lhe sorriu com a boca ainda sobrando alguns dentes e lhe disse: "Em mim ocê pode confiar!" E ele, o matuto, viu mais uma vez tempo passar parecendo desperdício de quatro anos.
 
       E se esses nós cegos lhe aparecerem em foto num bicho chamado urna eletrônica, ele nem mandará avisar - é nulo já!
 
      "Ocê tá besta, sô! Tá pensando o que? Vem aqui, toma do meu 'negrin', come do meu bolo de 'mio', promete meio mundo de fazeres em melhorias sem fim, e nenhuazinha pra cumprir e a gente dizer assim: - ao menos uma! Pensa que vai me enganar com seu carro novo, suas 'casa bonita', suas 'muié bem mascarada' e essa boca agora completamente cheia de dentes brancos? Olhe para mim - à sombra triste de um sol escaldante que a todo instante não me sorri. Tá vendo aquela estrada ali? Toma seu rumo, sai daqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário