domingo, 28 de outubro de 2012

Tudo que é bom engorda


Meu primeiro doce
 
    Na roça a vida segue doce e calma, como doces em caldas servidos gelados em tardes quentes. Há sempre doces de frutas da estação na roça. Aliás, o ar está sempre impregnado do cheiro das frutas da estação.
   
  São vários os pés de goiaba ‘bichada’ nesta época. Com paciência, conseguimos colher umas boas e bem suculentas. Eu, marinheira que sou, pesco aqui e acolá receitas de tias à beira do fogão à lenha. Dentre essas, a mais simples que, de tão simples, fiz sozinha (o que é de se admirar): doce de goiaba em calda.
 
Segue a receita e o preparo:
 
- Pegue de 15 a 20 goiabas médias maduras, descascadas, cortadas ao meio e sem sementes;
 
Essa é a única parte trabalhosa
 
- Distribua todas em uma panela de pressão e cubra-as com mais ou menos, digo, mais pra mais, três xícaras de açúcar.  (Há quem goste de acrescentar cravo ou canela em pau no cozimento para incrementar no sabor e acentuar a cor);
 

- Tampe a panela e fogo. Quando começar a "chichilar", chiar, apitar, ganir ... , conte 10 minutos. Eu disse 10 minutos – esse tempo é o suficiente para que as goiabas não se desmanchem na panela. Desligue e deixe a panela esfriar para só depois abrir. Pronto!
   
Uma delícia de doce de goiaba em calda para ser saboreado puro ou com creme de leite. Pense num trem “bão, sô”! E o melhor: engorda, viu? Eis o porquê de tão bom.


Nenhum comentário:

Postar um comentário