sexta-feira, 5 de abril de 2013

Por ali, por acolá ...


Coisa que gosto de fazer quando ando pelo Cerrado, de preferência montando a minha mulinha Magia, é observar suas árvores. Costumam ser tortas, retorcidas, galhudas, crespas, de troncos sinuosos, cascas grossas. São assanhadas, de um jeito largado como quem acabou de acordar ou como quem passa o dia na lida debaixo de um Sol escaldante.
fim do dia aqui na roça
 A vegetação do Cerrado é assim, bem semelhante à da savana. Catalogadas, quase 12 mil espécies de plantas, distribuídas em cerca de 1400 gêneros e 170 famílias.
 
 



 
Paisagem que pesquei entre Pirenópolis e Brasília

Lembrando que o Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e já se estendeu por uma área de cerca de 2 milhões de km², que por intervenção humana no ecossistema e descaso com a natureza, são hoje, dizem pesquisas recentes e eu acredito, aproximadamente só 800 mil km². Abrange os estados da região Centro-Oeste do Brasil: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal, além do sul do Pará e Maranhão, interior de Tocantins, oeste da Bahia e Minhas Gerais e norte de São Paulo.


Foto que tirei na época seca ano passado
As árvores do Cerrado tem seus caules retorcidos e raízes mais longas (que podem chegar a 10, 15 ou até 20 metros de profundidade)  justamente para que seja possível  a absorção da água  disponível nos solos do cerrado. Assim,  mesmo durante a estação seca do inverno que, na maioria da vezes, costuma ser rigorosa, as raízes dessas árvores podem alcançar camadas de solo permanentemente úmidas. Natureza é sábia, minha gente!








Pé de Pequi majestoso na entrada da roça - para mim, o retrato do Cerrado toRto e casca grossa



Não pretendo criar aqui nenhuma enciclopédia ou catálogo das espécies de árvores do Cerrado, mesmo porque num sou entendida para isso. Entendo só de ver, achar bonito, apreciar, pesquisar "quaRqué" coisa a respeito. Assim, as fotos desse post são apenas algumas das árvores que esbarro por aqui quase que diariamente, o que, por si só, já é um privilégio. Algumas fotos são do meu arquivo 'pescadas' por aqui, por acolá, outras busquei na net.
 
Angico gigante aqui da roça - madeira nobre
De acordo com o mestre em botânica e pesquisador científico Eduardo Luís Catharino, a casca amarga do Angico pode ser antidesintérica e útil na cura de úlceras. É expectorante energético e com várias aplicações medicinais.

Uma enciclopédia livre diz que o fruto do jatobá é um legume de casca bastante dura. Cada legume costuma ter duas sementes e é preenchido por um pó amarelado de forte cheiro, comestível, com grande concentração de ferro, indicado para anemias crônicas. Doces feitos com esta farinha eram muito comuns até o século XIX. Sua madeira é empregada na construção civil em vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, etc.
Te cuida, Jatobá!
 
Jatobá - árvore com frutos duros



O buriti é considerado uma das palmeiras mais importantes. Além de ser muito ornamental, a polpa do fruto fornece óleo comestível e é consumida pelas populações locais, geralmente na forma de doces.
 Buriti - na língua indígena: árvore da vida
 
Da cagaita posso falar que é um fruto saborosíssimo, azedo e doce, de dar água na boca, rico em vitamina C e é antioxidante. Só recomendo não abusar pois é uma fruta que faz jus ao nome, principalmente se estiver quente, ao Sol. Não preciso desenhar, né? Agora, o engraçado é que suas folhas tem efeito contrário preparadas em infusão. "IncríveR"! O picolé ou sorvete é delicioso e podem ser encontrados em sorveterias com sabores do Cerrado. Recomendo.
 


Essa fruta araticum é consumida principalmente in natura, mas sua polpa serve como ingrediente para sucos e refrescos.  In natura confesso que não gosto muito. O sabor é muito forte e exótico pro meu paladar, mas conheço meio mundo de gente que adora.
 
 
Araticum
 
O que falar da mangaba? Pra começar, a palavra mangaba é de origem indígena e significa coisa boa de comer. Quando era de menor, 'causidiquê' pequena nunca fui, mainha fazia suco de mangaba. Penso que melhor não existe, não. Para controle de diabetes, colesterol e hipertensão, recomenda-se o chá da casca para ser tomado de 2 a 3 vezes ao dia: 2 colheres de sopa (da casca) para meio litro de água. Deixe cozinhar por 8 - 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Pode-se beber gelado. 
 
 
Mangaba - pense num suco 'bão'
 
 
 Pequi
Do pequi, sou suspeita pra falar - simplesmente sou capaz de roer uns 100 numa sentada só. Exageros à parte, essa fruta-símbolo do Cerrado brasileiro é figura certa na culinária goiana e mineira - aparece misturada no arroz, no frango e, dizem, até no pão de queijo. Tem sido pesquisada e deve ser colocada à venda, se já não o foram, cápsulas de óleo de pequi como um nutracêutico – produto nutricional com substâncias terapêuticas.
 
a fruta é grande, de casca verde e grossa, polpa amarela e caroço cheio de espinhos
 
I love pequi 'to much' no arroz, no frango ... Só não dá pra roer o caroço

A polpa da murici pode ser utilizada na preparação de sucos, sorvetes, vinhos e licores. Uma curiosidade: alguns pesquisadores acreditam que o murici foi a fruta encontrada na Bahia pelo padre viajante Gabriel Soares de Sousa na metade do século 16. Em sua descrição, informa que se tratava de árvore pequena e muito seca que, nascendo em terras fracas, fornecia frutas amarelas e moles, menores do que as cerejas, comestíveis e de sabor e cheiro semelhantes aos do "queijo de Alentejo".
 
Tem um 'bocadim' logo ali embaixo aqui na roça.
Murici é uma fruteira arbustiva
murici-rosa - esse é mais 'bonitim'
Outra frutinha do Cerrado que merece ser lembrada é mama-cadela (também fruto de um arbusto), também conhecida como algodão-do-campo. Indicada para bronquites, gripes, má-circulação do sangue, pele despegmentadas pelo vitiligo ou por outras manchas,úlcera gástrica,resfriados. Quando eu digo que a cura para todos os males está no Cerrado ...
Taí ela entre meus dedos de tão pequena - a amarela mama-cadela
Já falei das minhas acerolas? Pois é, tem também
 
 
O ipê é muito utilizado em projetos de paisagismo. Sabe-se que, quanto mais intenso e seco o inverno, posteriormente, na primavera, mais intensa será a quantidade das flores nos galhos.
Ipê amarelo - o mais comum deles - a cor dourada do Brasil


Ipê branco
 
Ipê roxo



Para enfeitar ainda mais o Cerradão, temos o Flamboyant - também conhecida por flor-do-paraíso. É de origem francesa, mas adaptou-se muito bem ao clima tropical.




Sucupira - madeira de lei

Agora, a sucupira - o chá de sucupira (receita e informações extraídas do site Mundo das tribos) é usado para combater a úlcera, gastrite, ácido úrico, aftas, amidalite, artrite, artrose, asma, blenorragia, dermatoses, dor espasmódica, diabete, ronquidão, sífilis, hemorragias, vermes intestinais, além disso, é anticancerígeno e combate as inflamações no útero e no ovário. E mais, é excelente para articulação.
 
Com tantos benefícios o ideal é saber preparar o chá de sucupira, veja: Você tem que lavar bem as sementes e quebrá-las, usar 4 sementes para cada litro de água. Deixe ferver por 10 minutos. Após esfriar conserve na geladeira. Você deve beber assim como você bebe água.


'MaRmenino', se isso for verdade, essa sementinha é a salvação para quase todos os males do mundo!

 

 A peroba do campo tem casca amarga e é tida na medicina popular como tônica. A madeira, dura e resistente, é usada na construção civil. Nem preciso mencionar a ameaça que sofre, né?
 


Peroba do Campo - madeira de primeira qualidade

O baru está ameaçado de extinção em função da procura pela madeira e pelo nível de desmatamento do Cerrado. Como poderia ser diferente com tanto descaso? O corte indiscriminado do baru ocorre para fabricação de carvão vegetal, instalação de cercas (moirões), indústria moveleira, construção civi, etc. É árvore de grande porte chegando a medir 25 metros de altura, podendo atingir 70 cm de diâmetro com vida útil em torno de 60 anos. Seus primeiros frutos vem depois de 6 anos. Tem crescimento rápido.  
Pé de Baru plantado no ínício do ano
castanha do baru



Quando crescer vai ficar assim
Não posso esquecer de mencionar o pau-terra  - Esse se encontra facilmente por todo o Cerrado e aqui na roça não poderia ser diferente. Tem suas cascas, entrecascas e folhas usadas como adstringente, anti-diarréico e para limpeza de úlceras externas e também contra inflamações. Abaixo, a foto de um que foi atingido por um raio essa semana e, pelo que sei, logo secará até morrer, infelizmente ...
 
Pode-se ver a ferida causada pelo raio ...
 
Aqui na roça, um velho carro de boi descansa embaixo de um pau-terra. À esquerda, mais um pé de pequi \o/
 
E por aí vai ... 
 
Pra terminar, uma musica em cima de madeira - Bem leve (Marisa Monte)
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário